Comité Olímpico Angolano afirma que a atleta Neide Dias não estava apurada para os Jogos Olímpicos de Tokyo

Neide Dias (Angola)
Neide Dias (Angola)

Após circular nas redes sociais uma mensagem de indignação da atleta angolana Neide Dias, devido a sua ausência nos Jogos Olímpicos de Tokyo por negligencia da parte da Federação Angolana de Atletismo, o Comité Olímpico Angolano (COA), decidiu quebrar o silêncio e prestou esclarecimentos nesta quinta-feira (15) de Julho, por intermédio de um comunicado.

Em comunicado divulgado lê-se:

Tendo largamente difundido pela comunicação e nas redes sociais informações erróneas sobre a não participação da atleta Neide Dias, aos Jogos Olímpicos pela presente levamos ao esclarecimento público:

1 – A atleta Neide Dias não se apurou para os Jogos Olímpicos

a) Apuramento aos Jogos é feito através da obtenção de mínimos olímpicos que a atleta não alcançou

b) Não tendo alcançado os mínimos olímpicos a atleta pode ser convidada a participar nos referidos jogos, convite esse que depende exclusivamente da Federação Internacional de Atletismo

2 – Não corresponde à verdade que a atleta não foi inscrita, nos Jogos Olímpicos. A mesma foi inscrita provisoriamente, devido a ausência de passaporte válido e outras informações à data inexistentes, em Março de 2021 com o número de inscrição 1429402 atribuído pelo Comité Organizador, como se pode constatar na folha publicada abaixo contendo o registo da atleta e a referência “NO”, contrastando com a do atleta Aveni Reid (QLF) qualificados/apurado.

3 – A Federação Internacional de Atletismo à semelhança da Federação Internacional de Natação quando convida atletas, fá-lo preferencialmente a atletas que compitam em distâncias mais curtas, onde se nota menos o desnível entre atletas de topo e os demais sem mínimos olímpicos.

4 – A federação Angolana de Atletismo forneceu ao Comité Olímpico o nome de dois atletas para serem inscritos e habilitarem-se ao convite da respectiva federação Internacional.

5 – A atleta Neide Dias que compete nos 1500 metros, foi preterida pela Federação Internacional de Atletismo em detrimento do atleta Aveni Reid, dos 100 metros.

Luanda aos 14 Julho de 2021