João Lourenço participou em reunião ontem sobre a paz na RDC - Portal Tudo A Ver

Novidades

Portal Tudo A Ver

O Mundo Da Mídia A Sua Vista

Post Top Ad

Publicite teu negócio aqui | +244 927562797

Post Top Ad

Publicite Aqui

20 outubro 2017

João Lourenço participou em reunião ontem sobre a paz na RDC

Fonte: Club-K / Revisão: Vernon De Castro 



A neutralização das forças negativas na República Democrática do Congo (RDC) e nos países vizinhos é um dos temas que domina a reunião sobre a paz, segurança e cooperação que decorreu ontem a tarde, em Brazzaville, no Congo.

Ao centro, o Presidente da República, João Lourenço, ladeado pelos homólogos Paul Kagame (à dir.) e Denis Sassou Nguesso (à esq.)

O encontro reúne, entre outras individualidades, os Chefes de Estado de Angola, João Lourenço, do Congo, Denis Sassou Nguesso, da RDC, Joseph Kabila, do Ruanda, Paul Kagame e da República Centro Africana (RCA), Faustin Touadéra.

Oficialmente designada por VIII reunião de alto nível do mecanismo regional de supervisão da paz, segurança e cooperação para a RDC e a região dos Grandes Lagos, o encontro está focado na eliminação das forças negativas da ADF, FDLR e do ex-M 23.

A agenda da reunião prevê uma abordagem sobre o repatriamento, reassentamento e reintegração dos combatentes desarmados na RDC e nos países vizinhos.

Rubricado a 24 de Fevereiro de 2013, o acordo quadro para a paz, segurança e a cooperação visa pôr termo aos recorrentes conflitos e onda de violência que assolam a região.

O documento foi assinado pelos representantes das repúblicas de Angola, Burundi, Centro Africana, Congo, Democrática do Congo, Ruanda, Sudão do Sul, África do Sul e Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Quénia e Sudão.

De realçar que o Presidente da República, João Lourenço, participou na manhã desta quinta-feira na VII Cimeira de Chefes de Estado de Governo na VII Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Na cimeira, Angola passou a presidência rotativa da organização para a República do Congo.

Post Top Ad

Publicite Aqui