Empresa de Tchizé deixa de receber fundos da Presidência - Portal Tudo A Ver

Novidades

Portal Tudo A Ver

O Mundo Da Mídia A Sua Vista

Post Top Ad

Publicite teu negócio aqui | +244 927562797

Post Top Ad

Publicite Aqui

17 outubro 2017

Empresa de Tchizé deixa de receber fundos da Presidência

Fonte: Club-K / Revisão: Vernon De Castro 

Criado inicialmente através do Despacho Presidencial n.º 50/10, de 13 de Outubro, o GRECIMA era justificado como um órgão para trabalhar na imagem do governo  do MPLA. Até 2013 tinha  um orçamento anual de 100 milhões de dólares, e nos finais deste mesmo ano, JES autorizou o adcional de  USD 20 milhões conforme atesta o Decreto Presidencial n.º 211/13  ao qual ressalva que o montante esta destinado a “cobertura de despesas de funcionamento”
Durante a sua vigência, o GRECIMA, subcontratava para a prestação de serviços,  a Semba Comunicação,  empresa detida pela Westside Investiments  e que tem como sócios Tchizé  dos Santos, Manuel Rabelais  e Aldemiro Vaz da Conceição.  
No seguimento das suas promessas de combate a corrupção, o novo  Presidente angolano, general  João Manuel Gonçalves  Lourenço extinguiu, esta semana,  o GRECIMA, uma instituição que desde a sua fundação servia para canalizar fundos da Presidência da Republica, para  a Semba Comunicação,    empresa  de Tchizé e seu irmão Jose Paulino dos Santos “Coreon Dú”. 
De acordo com  procedimentos, os fundos públicos entravam para a conta do GRECIMA e por sua vez, este gabinete canalizava para a  Semba Comunicação  que fazia a sua gestão. 
Em Fevereiro de 2013, o portal “Maka Angola”, do jornalista Rafael Marques considerava que  “Esta é mais uma chocante demonstração da pilhagem do dinheiro de todos os angolanos, pessoalmente comandada por José Eduardo dos Santos. Esfumam-se, cada vez mais, as esperanças dos ingénuos e dos que teimavam em acreditar que o presidente teria condições de levar a nau angolana a porto seguro.”
Com a extinção do GRECIMA, a deputada Tchizé dos Santos e o seu irmão menor  deixam  de receber fundos públicos através  do esquema montado pelo seu progenitor José Eduardo dos Santos. 

Post Top Ad

Publicite Aqui