Angola: Aulas no ensino primário e secundário retomaram hoje - Portal Tudo A Ver

Novidades

Portal Tudo A Ver

O Mundo Da Mídia A Sua Vista

Post Top Ad

Publicite teu negócio aqui | +244 927562797

Post Top Ad

Publicite Aqui

28 agosto 2017

Angola: Aulas no ensino primário e secundário retomaram hoje

Fonte: Angop 
Revisão: Vernon De Castro 

Luanda- As aulas no ensino primário e secundário do ensino geral retomam nesta segunda-feira, 28, depois da pausa pedagógica registada no fim do segundo trimestre.



Em nota de imprensa, a que a Angop teve acesso, o Ministério da Educação (MED) reafirma que as aulas retomam conforme Calendário Escolar Nacional, contrariando informações erradas postas a circular nas redes sociais por pessoas de má fé.
As provas do segundo trimestre foram realizadas entre 31 de Julho a 12 de Agosto e a pausa para os alunos decorreu de 14 a 25 de Agosto, como previsto no calendário escolar vigente.
O calendário escolar nacional do subsistema de ensino geral para o ano lectivo 20017 compreende 47 semanas, sendo 38 lectivas, equivalendo a 180 dias de aulas.
No calendário para este ano, cuja abertura oficial aconteceu a 31 de Janeiro e o inicio das actividades lectivas a 1 de Fevereiro e o fim previsto para 15 de Dezembro,  foram reservados 10 dias úteis para a avaliação do rendimento escolar no primeiro e segundo trimestres e 15 para o trabalho de classificação, conselho de notas e divulgação dos resultados.
No primeiro trimestre, para além da pausa pedagogia prevista, houve ainda duas interrupções de aulas de dois dias para o Carnaval  e a Páscoa.
Segundo o calendário publicado pelo MED, no primeiro e segundo trimestres foram reservadas também duas semanas de pausa para os alunos, de forma a permitir uma melhor articulação entre as actividades docente educativa e exames extraordinários.
Em cada trimestre será assinalado o período de avaliação: Prova de professor ( I, II e III trimestres); Prova de escola e de exame (III trimestre).
No terceiro trimestre, o prazo destinado à realização da avaliação mantém-se, mas aumenta o tempo para a classificação e conselhos de notas devido ao facto de, neste período, se realizar provas de escola, exames normais, especiais e de recurso, para militares, atletas de alta competição, estudantes provenientes do estrangeiro e aos alunos regulares que por razões fundamentadas não puderam participar na época de frequência /exame ou aqueles que tenham disciplinas em atraso.
 As actividades extra-escolares devem ser realizadas  no período oposto ao das aulas visto que o horário diário não pode ter mais de seis tempos lectivos.
O calendário escolar nacional constitui a base sobre a qual assenta o trabalho organizativo do MED, influenciado, por isso, a planificação e gestão de todo o processo docente-educativo nos níveis de educação pré-escolar (classe de iniciação), ensino primário e secundário.

Post Top Ad

Publicite Aqui